A Secretaria de Saúde de São José do Rio Preto, diante da epidemia de dengue que está iniciando neste ano de 2019, elaborou o curso EAD de Atualização em Dengue e outras Arboviroses para ampliar o acesso ao protocolo sobre o manejo clínico principalmente da dengue.

O ambiente modificado por ações antrópicas, o crescimento urbano de forma desordenada, as mudanças climáticas e o processo de globalização são alguns fatores que facilitam a emergência e disseminação de doenças infecciosas humanas transmitidas por vetores.

Após a reemergência da dengue causando grandes epidemias, hiperendemicidade e cocirculação de vários sorotipos com associação ao aumento de casos graves em várias partes do mundo devido à imunidade obtida em infecções anteriores que leva à amplificação mediada por anticorpos ADE (antibody dependent enhancement) a partir das segundas infecções é um problema de extrema importância de saúde pública que cabe tanto aos serviços públicos quantos privados estarem preparados para prestar o melhor atendimento dentro das diretrizes do protocolo da dengue.

Sendo assim, espera-se com este curso EAD abranger todos os profissionais de saúde de nosso município garantindo o diagnóstico precoce dos casos com sinais de alarme e gravidade evitando os óbitos

Violência doméstica e interpessoal, sexual e autoprovocada contra crianças, adolescentes, mulheres, idosos, população LGBT e pessoas com deficiências.

Sobre o curso: 

É um curso totalmente ministrado na modalidade de Educação à Distância (EaD), com carga horária total de 30 horas. Serão discutidos os conceitos como violência doméstica e interpessoal. Além disso, serão abordadas violência sexual, autoprovocada contra crianças, adolescentes, mulheres, idosos, população LGBT e pessoas com deficiências.

Objetivos:

O curso tem como objetivo compreender criticamente as manifestações das violências para o diagnóstico, assistência às vítimas e notificação dos casos de violências, e também Conhecer a conceituação/definição de violências para identificar sinais e sintomas; Conhecer as normativas e legislação referente ao tema e a notificação compulsória da violência; Conhecer as responsabilidades e competências do profissional de saúde e da rede municipal de assistência às pessoas sem situação de violência (fluxos e protocolos).